Voltar Voltar
Proteção

Dicas para proteger a sua PME hoje

Os ciberataques são uma das principais ameaças para os negócios mundiais, muito devido à sua dependência da internet, em especial, através dos websites e das lojas online. O facto do cibercrime ser invisível leva milhares de profissionais a acreditarem que este é um problema que afeta apenas grandes corporações, mas a verdade é que são as PMEs as mais atacadas. Na verdade, um estudo realizado em março deste ano pela Barracuda, mostrou que uma empresa com menos de 100 funcionários, receberá mais 350% de ataques quando comparada a grandes negócios. De modo a evitar correr riscos desnecessários, deve começar por conhecer as melhores formas de melhorar a cibersegurança da sua pequena e média empresa.

Conheça as suas fragilidades

O primeiro passo para reduzir os riscos da sua empresa está relacionado com a informação. Deve conhecer de forma aprofundadas as fragilidades que afetam a sua empresa, de modo a conseguir desenvolver técnicas de proteção. A falta de um antivírus, passwords simples, acessos antigos que ainda estão em funcionamento, tudo isto deve ser listado.

Testes de infiltração

Após conhecer os problemas que afetam a sua empresa, e de os resolver, é importante não esquecer a sua segurança, e apostar na realização de testes de infiltração. Só através de testes regulares é que poderá detectar fragilidades que possam surgir no sistema, ou erros de configuração inesperados, de forma a corrigi-los antes que sejam detectados e aproveitados por forças externas.

Prepare os seus funcionários

Não há melhor forma para reduzir as fragilidades dos sistemas, do que prevenir o erro humano. Os descuidos involuntários cometidos pelas equipas são uma das principais fontes de ataques cibernéticos. Como tal, é imperativo que prepare os seus funcionários, informando-os das melhores práticas (por exemplo, contra phishing), e preparando-os para uma melhor gestão das suas ferramentas. Garanta que todos conhecem os métodos de cibersegurança da empresa e abra espaço para questões ou dúvidas que possam surgir a qualquer momento.

Fortaleça-se com um Antivírus

Os antivírus são uma boa forma de se prevenir contra o erro humano, ajudando a reforçar as defesas dos seus serviços, combatendo contra malware e spyware que possam comprometer os seus dados e contactos. Para além disso, os antivírus são uma ferramenta facilmente acessível e de custo reduzido, oferecendo à sua empresa uma ampla variedade de escolha que facilmente se adapta às suas necessidades.

Aposte na autenticação em dois passos

Cibersegurança nunca é demais, e a Multifactor Authentication, ou autenticação em dois passos, é uma prática emergente que qualquer empresa deve adoptar. Através da utilização de ferramentas como esta, as empresas conseguem certificar-se de que não há presenças indesejadas nos seus serviços, e reduzem ainda o risco de se tornarem vítimas de futuros ataques.

A cibersegurança é um bem essencial para o sucesso de qualquer empresa, e deve ser tida como algo importante e em constante mudança. Afinal, estudos mostram que 60% das empresas vítimas de um ciberataque, encerram as portas nos seis meses seguintes. Uma consequência gravíssima e que, em muitos casos, poderia ter sido evitada com alguns passos simples. Se está a pensar em preparar a sua PME para o futuro, então pondere dar uso a estas dicas, e verá que a sua empresa ficará muito mais segura.

Próximo artigo
Um bom backup pode salvar a sua empresa
Próximo Artigo Backup ícone seta para direta
Política de Privacidade da NOS e da Fidelidade | Política de Cookies | Termos e Condições