Voltar Voltar
Cibersegurança

Saiba tudo sobre as principais ameaças em 2022

Os últimos anos viram um aumento substancial no cibercrime, incluindo uma subida de 31% entre 2020 e 2021, segundo um estudo da Accenture. Existem várias razões para este acontecimento, sendo a mais significativa o facto de milhares de empresas terem passado para o online, quer através da criação de redes sociais, como através da abertura de lojas online. Tudo isto torna fundamental estratégias de cibersegurança mais inteligentes.

O cibercrime é uma das maiores preocupações dos dias de hoje, levando muitas empresas a investir grandes quantias dos seus orçamentos no desenvolvimento de ferramentas que possam proteger os seus negócios e clientes. De forma a tornar estas despesas mais eficazes, é necessário conhecer quais as principais ameaças que poderão fragilizar o seu negócio.

Problemas de configuração

Uma das principais vulnerabilidades que muitas empresas enfrentam é a fraca configuração dos seus sistemas online, uma vez que até sistemas de segurança profissionais correm o risco de sofrer fragilidades internas. Em 2018, a Rapid7 realizou um estudo, que revelou que 80% das infiltrações externas aos seus sistemas foram alcançadas através da exploração de um erro na configuração.

Fragilidades da Cloud

A cloud é uma forma útil para qualquer empresa, permitindo o acesso constante a documentos importantes, ajudando a aumentar a sua produtividade. No entanto, muitos serviços de Cloud sofrem de fragilidades que podem expor os seus documentos a ameaças externas. Segundo a IBM, as fragilidades dos serviços de Cloud têm aumentado cerca de 150% nos últimos anos, levando a que muitas empresas estejam a correr riscos sem que tenham conhecimento. Para evitar seguir este exemplo, cabe às empresas apostar num reforço de segurança, adoptando por exemplo um sistema “Zero Trust”, que irá oferecer proteção acrescida a cada utilização.

Exposição a conteúdo externo

A utilização de software de terceiros com segurança menos apertada pode ser uma porta de acesso a qualquer hacker mal intencionado. Quase todas as empresas utilizam programas e documentos de origem externa aos seus sistemas, algo que pode ser essencial para o seu funcionamento e produtividade, mas que deve ser bem estudado e analisado. De modo a evitar qualquer fragilidade, a sua empresa deve refletir sobre a necessidade destas aplicações, bem como a segurança que oferecem.

Ransomware

O conceito de ransomware não é novo, nem tão pouco exclusivo a 2022, mas a verdade é que o último ano tem vindo a assistir a um crescimento em ameaças deste tipo. Para além de bloquearem o acesso das empresas aos seus sistemas, causando quebras nas receitas, os ataques de ransomware têm vindo a aumentar drasticamente o preço dos resgates, causando ainda mais dificuldades às empresas.

Para além das fragilidades destacadas, o ano de 2022 viu ainda um crescimento nos ataques a dispositivos móveis, e a ferramentas de IoT (Internet of Things), criando novos perigos a que deve estar atento.

De modo a combater estes problemas, deve permanecer sempre atento às ameaças emergentes, bem como às técnicas utilizadas para as prevenir, com o propósito de impedir que estas entrem no seu sistema e causem problemas futuros.

Próximo artigo
Dicas para proteger a sua PME hoje
Próximo Artigo Proteção ícone seta para direta
Política de Privacidade da NOS e da Fidelidade | Política de Cookies | Termos e Condições